Cães identificam emoções uns dos outros através da forma como abanam o rabo

Veja – 04/11/2013

Movimento e emoção: cães tendem a abanar a cauda para a direita quando estão felizes e para a esquerda quando se sentem nervosos ou ansiosos

Movimento e emoção: cães tendem a abanar a cauda para a direita quando estão felizes e para a esquerda quando se sentem nervosos ou ansiosos (Thinkstock)

A forma de abanar o rabo pode dizer muito sobre o humor de um cachorro. Pode expressar felicidade em rever o dono, mas também medo ou stress. Um novo estudo, publicado no periódico Current Biology, mostrou que os cães são capazes de reconhecer em seus semelhantes os diferentes movimentos de abanar o rabo, que podem indicar se eles estão com medo ou em perigo.

……………………………………………………………………………………………………………………
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Seeing Left- or Right-Asymmetric Tail Wagging Produces Different Emotional Responses in DogsOnde foi divulgada: periódico Current Biology
Quem fez: Marcello Siniscalchi, Rita Lusito, Giorgio Vallortigara e Angelo Quaranta
Instituição: Universidade de Bari Aldo Moro e Universidade de Trento, na Itália
Resultado: Ao ver outro cachorro abanando o rabo para a esquerda, direção que indica perigo ou stress, os batimentos cardíacos dos cães aumentam.
……………………………………………………………………………………………………………………

Uma pesquisa anterior descobriu que os cães tendem a movimentar a cauda para a direita quando estão felizes e para a esquerda quando se sentem nervosos ou ansiosos, como ao ver um animal do qual desconfiam, por exemplo.

Nessa nova pesquisa, os cientistas queriam descobrir se os próprios cães compreendiam essa diferença. Para isso, eles mostraram para os cachorros vídeos com outros cães balançando a cauda para a esquerda ou para a direta, e monitoraram suas reações.

Reconhecimento – Os pesquisadores observaram que quando um cachorro via o outro abanar a cauda para a esquerda, direção relacionada ao medo ou stress, seus batimentos cardíacos aumentavam e ele parecia ansioso. Mas quando o movimento era para o outro lado, não havia reação.

Com esses resultados, os autores sugerem que os cachorros podem usar a direção do abanar da cauda para expressar seu humor para os outros, ou para alertar sobre algum perigo no ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *