Psicologia Canina

A Psicologia “é a Ciência que estuda o comportamento  e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)”. O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.

A Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal. Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria Sintética da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin, cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada de suas próprias peculiaridades anatômicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente.

Behaviorismo, também designado de Comportamentalismo  ou Comportamentismo. É o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da |Psicologia. Comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos.

A Psicobiologia, é uma Ciência que se dedica à pesquisa experimental da base biológica dos processos mentais – sendo assim interdisciplinar por definição, envolvendo a Psicologia, a Fisiologia e a Biologia.

A pesquisa biopsicolóca estuda a influência das estruturas e processos biológicos como por exemplo os sistemas nervoso, circulatório, endócrino e imunológico,  sobre o comportamento, atenção, cognição, aprendizagem, memória, emoção, sensação, percepção. E  a influência destes processos mentais sobre os processos e estruturas fisiológicos.

A Psicologia Canina baseia-se em muitos fatores das ciências acima, buscar aprimorar e modificar comportamentos caninos através de comunicações compreensíveis ao cão. Existe uma grande diferença entre o adestramento tradicional e a psicologia canina, os objetivos são diferentes, o primeiro busca apenas respostas a estímulos o segundo a saúde mental do animal e modificação real de comportamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *