A raça


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Schipperke, pronunciado squíper-qui (francês) ou squipérque (línguas nórdicas), é uma raça de cães pequena, originária do começo do século XVI.

Um Schipperke é um cão pequeno e preto com uma silhueta única e pelagem com 3 comprimentos que forma uma juba, colarinho e culotes. Originada na Bélgica, a raça era utilizada como cão pastor e freqüentemente encontrada em barcas onde eram utilizados como rateiros e cães de alarme. Considerados “cachorros grandes em embalagem pequena”, eles são muito ativos, extremamente curiosos e absolutamente destemidos.

Aqueles que já foram apresentados à raça os acham muito inteligentes, cômicos e amáveis. Obediência deve ser treinada com o schipperke normal, pois eles tendem a ficar entediados. Para viver feliz com um deles, o dono DEVE ser mais esperto que o cão!

Muitos criadores acreditam que eles vêm de fato do pastoreio, pois Schips mostram uma tendência natural para pastorear. A maior parte deles ama água, e é difícil mantê-los fora da tigela d’água, banheira e qualquer outro acúmulo de água que possam encontrar.

Eles são também facilmente adaptáveis e muito amáveis com crianças e outros animais, devido à sua origem pastora.