Padrão

Possuem aspecto geral lupóide. O Schipperke é um cão pastor de pequenas dimensões mas solidamente construído. Sua cabeça é em forma de cunha, com um crânio bem desenvolvido e um focinho relativamente curto. Seu corpo é bem balanceado, curto, largo e atarracado, mas seus membros são de ossatura fina. Sua pelagem é muito característica, com pêlos abundantes, retos, formando uma juba, crina, colar e culotes que lhe dão uma silhueta verdadeiramente única. A diferença entre os sexos é evidente. Machos são mais vistosos, com a juba e o colar muito desenvolvidos.

Sua correta morfologia aliada às suas características e temperamento de cão pastor, e adicionado ao seu pequeno tamanho explica sua grande popularidade que se estende bem além das fronteiras da Bélgica.

Peso entre 3 a 9 kg. Tem cabeça semelhante a de uma raposa, com focinho afinado e trufa pequena e escura. Suas orelhas são pequenas e pontudas. Tem a testa larga, cabeça ligeiramente arredondada, ‘’stop’’ definido mas não exagerado. O corpo é curto e compacto.

O Padrão oficial da Federação Cinológica Internacional está disponível em

http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo1/schipperke.pdf