A raça

424028_504412529611407_1662823501_nAparência

Tervueren é uma das variedades da raça Pastor Belga, distinguindo-se das outras pelo comprimento da pelagem e cor diferente da negra, típica dos belgas Groenendel. Outras variedades são os Malinois, de mesma cor que os Tervueren, porém de pelagem curta, e o Laekenois, de pelo duro e cor semelhante aos Malionois e Tervuerens. As diferenças entre as variedades é apenas na pelagem, a raça e uma só, Pastor Belga, podemos definir todas as variações de pelagem observadas na raça por apenas 3 loci gênicos.
Sua pelagem é de comprimento médio no corpo e apresenta-se mais alongada em algumas regiões, formando um colarinho, jabô e culotes. Sua coloração varia do amarelo claro ao amarelo alaranjado, com extremidades (focinho, orelhas e patas) negras. Sua trufa é sempre negra, bem como pálpebras e lábios, todos bem firmes e aderidos, sem sobras.
Seu porte é médio para grande e seu corpo inscrito em um quadrado, harmoniosamente proporcionado. Sua cabeça sempre se eleva de forma elegante e seu focinho deve ter comprimento igual ou levemente superior à metade do comprimento da cabeça.
Sua musculatura é seca e forte, e são animais rústicos, adaptados ao clima extremamente variável da Bélgica, sua terra natal.
O tamanho permitido pelo padrão é entre 60 e 66cm de cernelha para os machos, com peso entre 25 e 35kg, e entre 56 e 62cm para as fêmeas, com peso entre 20 e 25kg.

Temperamento

Espera-se de um Tervueren que seja vigilante e ativo, com capacidade para focar sua energia em tarefas diversas, como guarda, pastoreio, defesa e muitos outros tipos de serviço, bem como companhia para a família. Sua movimentação controlada e ágil os torna aptos a conviver com crianças desde a mais tenra idade, bem como animais de outras espécies. São seguros e alertas, sem agressividade mas com firmeza no seu comportamento.